Carta de Solos e Ambiente de Produção em Parceria com a CSolos

Mapeamento e Consultoria

 

A Associação dos Fornecedores de Cana da Região de Catanduva há algum tempo vem trabalhando no mapeamento dos solos de seus associados. Para melhor atender a necessidade e melhorar os serviços prestados, firmou parceria com a CSolos Mapeamento e Consultorias para produção desse material. Os solos serão classificados de acordo com suas características morfológicas, químicas e texturais, com análises dos Solos realizadas no laboratório da Associação, facilitando ainda mais para os associados.

A carta de solos tem diferentes finalidades dentro da cultura da cana-de-açúcar, sendo as principais: manejo de variedades, conservação de solos, preparo de solos e cultivo, adubação, época de plantio e de colheita e sistematização de talhões. Visando facilitar o manejo de variedades, os diferentes tipos de solos são agrupados em cinco níveis de produtividade, conceituados como Ambientes de Produção.

Com o elevado número de variedades existentes atualmente e perspectivas de lançamentos de novas nos próximos anos, o mapeamento dos solos se faz necessário para que tenhamos sucesso e ganho de produtividade das atuais e das futuras novas variedades nos diferentes tipos de solos, evitando assim que ocorram erros nas suas alocações. A utilização do mapeamento dos solos pelos fornecedores associados é um grande avanço tecnológico para a modernização do seu plantel varietal. Com essa tecnologia os fornecedores terão a oportunidade de utilizar de forma otimizada os seus solos, aumentando a produtividade de suas propriedades.