A Associação dos Fornecedores de Cana da Região de Catanduva, entidade sem fins lucrativos, foi fundada em novembro de 1964, com o firme propósito de oferecer suporte na área técnica, social e institucional aos seus produtores de cana-de-açúcar. Em mais de meio século de existência, a Associação dos Fornecedores da Região de Catanduva tem defendido os interesses da classe, prestando serviços técnicos de apoio à produção, desde o plantio até a entrega final de sua produção. Disponibiliza ainda departamento jurídico, ambiental, social, e mantém a integração com as demais associações de fornecedores de cana do Estado de São Paulo e do Brasil, integrando a Federação dos Plantadores de Cana do Brasil - Feplana. Atualmente a Associação agrega mais de 700 fornecedores de cana em seu quadro, que são responsáveis por um contingente expressivo da cana esmagada no Estado de São Paulo.

A Assistência Social, que inclui serviços médicos, odontológicos, ambulatoriais, exames de imagem e laboratoriais, bem como farmácia que disponibiliza remédios gratuitos, são oferecidos aos trabalhadores canavieiros e seus dependentes. A Entidade ainda disponibiliza uma frota de ambulância para atendimentos de urgência e remoções de pacientes para outros centros médicos.

Ano a ano os relatórios vêm mostrando um crescimento nesta área, em quantidade e qualidade dos serviços prestados.

A Associação tem uma preocupação com o meio ambiente, tanto que dispõe de um departamento próprio e viveiro de produção de árvores para reflorestamento e também laboratório próprio para produção de agentes biológicos direcionados para o combate a broca da cana de açúcar. Integra ainda o Comitê da Bacia Hidrográfica e o Conselho Estadual de Recursos Hídricos.

Esta é apenas uma síntese dos propósitos da Associação e, no corpo do site, encontrarão detalhadamente a atuação de cada departamento envolvido para o bem-estar do fornecedor de cana.

A área de atuação da Associação dos Fornecedores de Cana da Região de Catanduva compreende os seguintes municípios: Adolfo, Altair, Ariranha, Bady Bassit, Borborema, Cajobi, Catiguá, Cedral, Colina, Elisiario, Embauba, Fernando Prestes, Guaraci, Guapiaçu, Ibira, Icem, Irapua, Itajobi, Itápolis, Jose Bonifácio, Lurdes, Macaubau, Marapoama, Mendonça, Miraluz, Monte Azul Paulista, Monte Verde, Monçoes, Neves Paulista, Nipoã, Nova Aliança, Novaes, Nova Granada, Nova Itapirema, Novo Horizonte, Olímpia, Onda Verde, Orindiuva, Palestina, Palmares Paulista, Paraíso, Paulo de Faria, Pindorama, Pirajá, Pirangi, Planalto, Potirendaba, Sales, Santa Adélia, Santa Lucia, São Jerônimo, São Jose do Rio Preto, Severinia, Tabapua, Turiuba, Ubarana, Uchoa, União Paulista, Urupês, Vista Alegre do Alto e Zacarias.

Na área industrial a Associação atua junto às seguintes Unidades: VO -Catanduva, Cofco Brasil S.A. - Catanduva, Usina São Domingos, Usina Guarani - Cruz Alta, Usina Colombo, Usina Tietê, Usina Nardini, Usina Vale do Rio Turvo, Usina Guarani - Vertente, Usina VO - Jose Bonifácio, Cofco Brasil S.A. – Potirendaba e Sebastianópolis do Sul, Usina Tietê - Ubarana, Usina Colombo – Palestina, mantendo com essas Unidades Industriais soma de esforços para o desenvolvimento da atividade sucroalcooleira.