Importante na coleta de amostra de solo é a representatividade da área a ser analisada, coletando-se algumas sub-amostras da área (gleba, piquete, etc.) a ser analisada e reunindo-as em uma única amostra. Recomenda-se coletar 20 sub-amostras para cada amostra, cuja área seja de até 10 hectares. Se a área for maior, mas homogênea, aumenta-se o número de sub-amostras da coleta.

Essas sub-amostras podem ser colocadas em um balde bem limpo e devem ser bem misturadas (homogeneizadas). Desse balde retirar uma única amostra que representará toda a área. O ideal é fazer isso tanto para a amostragem de 0 a 20 cm quanto para a amostragem de 20 a40cm (para áreas de plantio). Com esta etapa sendo bem feita haverá uma confiabilidade maior do resultado analisado. Também não se deve coletar sub-amostras em locais com formigueiros, dejeções de animais, locais com erosão, caminhos e passagens de máquinas. Não depositar as amostras e/ou sub-amostras em recipientes contaminados que foram de adubos ou fertilizantes, evitando contaminar a amostragem.

A embalagem deve ser obrigatoriamente IDENTIFICADA com o nome da área coletada, a profundidade de coleta e a data de coleta (ex. Piquete 01 - 0 a 20cm - 03/10/2006), além do nome da propriedade e o nome do proprietário. Pode-se colocar também a cultura (Cana Plantio ou soqueira) para os que desejam a recomendação de adubação e calagem.

Se a área for grande, deve-se utilizar a chamada técnica em "Z", ou seja, percorrer a gleba em zigue-zague para coletar as sub-amostras que irão formar a amostra final.

O ideal é enviar para o laboratório 500g (quinhentos gramas) de solo, o que representa bem a área amostrada. Essa quantidade para TODAS as análises é o suficiente, sobrando amostras para caso de necessidade de repetição de análise e ainda arquivamento da mesma.

 

 

 

Identificação das Amostras e Envio ao Laboratório

 

As amostras podem ser entregues diretamente ou mesmo serem enviadas por SEDEX ou transportadora, tomando os seguintes cuidados:

- Identificar o Remetente

- Enviar junto com as amostras os dados cadastrais que deverão constar dos resultados (Proprietário, Propriedade, Município, Telefone para Contato, Email)

- Enviar autorização de realização das análises

- Explicativo do tipo de análise a ser realizada

- Forma que será efetuado o pagamento (como doação) das análises (no caso de amostras de clientes particulares)

Sempre que houver dúvidas, contate o laboratório no momento do envio.

OBS. Quando os cuidados são observados no envio de sua encomenda, maior será a agilidade no encaminhamento dos resultados.