O Laboratório de Análise de Solo e Água da Associação dos Fornecedores de Cana da Região de Catanduva iniciou suas atividades em 1988, realizando análises de Rotina em Solo com a finalidade de auxiliar produtores agrícolas no manejo de suas áreas e aumento da produtividade.

A partir de 2003 passou a realizar análises de micronutrientes e em 2008, análises granulométricas em amostras de solo, tanto para diagnóstico de fertilidade como para fins pedológicos.

Para garantirmos a confiabilidade de nossos serviços e para que os fornecedores e clientes tenham acesso a resultados mais precisos, o laboratório de Análise de Solo da AFCRC participa do Programa de Ensaio de Proficiência do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), do qual participam 114 instituições públicas e privadas, de 12 estados brasileiros e do Uruguai, visando à melhoria da qualidade dos serviços de análise do solo.

O laboratório de Análises de Solo da Associação dos Fornecedores de Cana da Região de Catanduva participa já há vários anos do Ensaio de Proficiência para análises básicas, de micronutrientes e de granulometria. Nos últimos anos, o laboratório tem conseguido conceito A, que corresponde ao nível mais alto, com índices de excelência maiores que 90%.

Dispomos de uma equipe técnica especializada, disposta a encontrar a melhor solução para todos aqueles que utilizam as análises agrícolas como uma importante e indispensável ferramenta da agropecuária brasileira.