O Departamento Meio Ambiente foi criado para assessorar e orientar os fornecedores quanto às normas e leis ambientais. São realizados laudos e projetos de recomposição ambiental, relatórios de acompanhamento de Termos de Recuperação firmados junto à Coordenadoria de Fiscalização Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SMA) e CETESB. Desde 2002, com a Lei Estadual da Eliminação Gradativa da Queimada no Estado de São Paulo, realiza-se o PEQ Plano de Eliminação da Queimada de cada propriedade do fornecedor, a cada safra são enviados diariamente os pedidos de autorização de queima e acompanhamento dos protocolos de autorização.

Com o novo Código Florestal, Lei nº 12.651/2012, uma equipe foi formada para serem feitos o Cadastro Ambiental Rural CAR e orientarmos também quanto ao Programa de Regularização Ambiental PRA de todos os fornecedores.

O departamento conta com um viveiro de essências nativas para fornecimento de mudas para projetos de recomposição de APPs (Área de Preservação Permanente) e áreas de Reserva Legal.