ASSOCIAÇÃO DOS
FORNECEDORES DE CANA
DA REGIÃO DE CATANDUVA
A Associação dos Fornecedores de Cana da Região de Catanduva foi fundada em 17 de novembro de 1964. Depois de um longo e árduo período de trabalho de produtores envolvidos em uma das mais antigas culturas introduzidas no Brasil: a cana-de-açúcar. Foi constituída com a finalidade de congraçar os fornecedores independentes do município de Catanduva e de toda a região, relacionados em seu estatuto social, para prover a livre iniciativa de valorização dos fornecedores de cana, na defesa dos direitos, interesses e justas aspirações de seus associados. Atuando como impulsionadora do desenvolvimento econômico e social da região, que congrega 60 municípios. Tem como pilar de seu trabalho, a representatividade e a prestação de serviços nas áreas da assistência técnica, social e integrada com o contexto nacional, por meio da Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana).
A história não ignora homens públicos que muito fizeram para chegar ao patamar que hoje se encontra a entidade. Nada mais justo que, entre eles, citar Antonio Girol, Vladimir Zancaner Bastos, WalnerPellizzon, Raul Andrade Viana, Frederico Pavani, Michel Cury, João Caparroz, Dr. Theodoro Rosa Filho, Pirajá Procópio de Oliveira, Antonio Humberto Gomieri, dentre outros.
À época, nossos fornecedores eram vinculados à Associação dos Fornecedores de Cana de Piracicaba, e, posteriormente à Associação dos Fornecedores de Cana de Araraquara. Logo essa distância dificultava receber o devido apoio e atravancava a postura de reivindicações e proposições da classe frente ao que preconiza o Estatuto da Lavoura Canavieira.
Portanto, uma história de pioneirismo em que foi protagonista na luta por diversos marcos históricos da região e do desenvolvimento da cadeia produtiva do açúcar e do álcool, hoje denominada setor sucroenergético.
Permita-nos fazer um pequeno retrocesso histórico para levar ao conhecimento dos jovens produtores que a entidade iniciou seus trabalhos em uma pequena sala da Galeria De Franch, situada no centro da cidade, onde tinha apenas como atendimento ambulatorial um consultório dentário e a parte administrativa e jurídica.
Esses homens citados em uma luta incansável conseguiram que a Prefeitura Municipal de Catanduva doasse a atual sede à Rua Antonio Girol, nº 150, numa área até então deslocada do centro da cidade, em um terreno baldio, com dificuldades de acesso, mas que não impediu o surgimento da estrutura que hoje destaca-se o Atendimento Social aos trabalhadores da lavoura canavieira e associados, Departamento Técnico, Departamento Ambiental, Departamento Jurídico, Departamento Administrativo, dentre outros meios de assistência ao produtor, em caráter de convênio e parcerias com entidades voltadas para o desenvolvimento tecnológico da cana de açúcar.
Como Entidade atuante em diversos movimentos da classe, atuou de forma pioneira na criação do Proálcool e, posteriormente na sua reestruturação, transformando o combustível renovável e ecologicamente correto. À época de sua fundação, a Associação abrangia apenas quatro unidades industriais: Usina Catanduva, Usina Ramon (Cerradinho), Usina São Domingos e Usina São José da Estiva (de Novo Horizonte).
Não há necessidade de um grande esforço de raciocínio para se ter uma ideia de quanto trabalho as diversas diretorias que sucederam para levar hoje a nossa Associação dos Fornecedores de Cana de Catanduva como Entidade de destaque nacional. Hoje dispõe, além da sede social, do Centro de Experimentação Canavieira Francisco Assis de Sensi (localizado no município de Catiguá), unidade de apoio técnico Cesar Marino (localizado na Rodovia Pedro Monteleone), Centro Educacional Canavieiro AdelícioNespolon (localizado no Município de Palmares Paulista, disponibilizado atualmente para funcionamento em regime de comodato com a APAE), além do escritório regional do município de Olímpia. No seguimento industrial, dentro da área de atuação da Associação, estão22 unidades industriais. Também a Associação é destaque de pioneirismo na implantação do primeiro programa regional de recuperação de áreas degradadas através da produção e distribuição gratuita de milhões de árvores para recomposição das mencionadas áreas, bem como das APPs.
Na área da assistência social gratuita aos trabalhadores e associados, podemos dizer sem medo de cometer algum exagero, que dispomos de um ambulatório médico, dentário e farmacêutico, que contempla inúmeros procedimentos na área da saúde.
Ao lado da preocupação de oferecer aos trabalhadores uma assistência social digna e de propiciar aos fornecedores de cana de açúcar meios técnicos de melhoria agrícola, a atuação política é assunto que ocupa toda a Presidência e Diretoria, que por meio de muita luta e perseverança numa situação inédita até então, de eliminar a defasagem do preço do produto entre custo de produção e preço e, atualmente, através de uma luta incessante, de participar do projeto CBios, ou seja: o recebimento do crédito carbono, pois, a cultura se destaca pelo sequestro do gás carbônico emanado pelas indústrias e grandes centros urbanos, vindo ao encontro a Conferência de Kyoto, visando a diminuição do efeito estufa.
Não poderíamos também deixar de destacar o grande trabalho desenvolvido pelo Departamento Jurídico que dentre suas atribuições funcionais, desenvolve as seguintes atividades: assessoria à Diretoria no âmbito de suas atribuições; acompanhamento dos contratos, acordos, pagamentos, entre unidades industriais e fornecedores associados, participação na discussão do polêmico tema referente a queimada da cana de açúcar (hoje definitivamente extinta), acompanhamento nas questões ambientais junto aos órgãos da Secretaria do Meio Ambiente (a nível de discussões de projetos), e acompanhamento de processos por atuações ambientais provocadas por incêndios criminosos.
Por último, destacamos o grau de comprometimento da Diretoria na administração dos recursos oriundos voluntariamente dos fornecedores de cana, tendo uma preocupação constante em manter a ordem e a organização da administração dos recursos e projetos em andamento. Seu balanço patrimonial e demonstrativos de receitas e despesas apresentado anualmente aos seus associados, demonstram o resultado dessa invejável administração, que dispensa maiores adjetivos.
E, por fim, todo esse trabalho ao longo desses quase 60 anos, foi possível também graças à colaboração dos funcionários e a perfeita organização reinante nesse oásis administrativo, superando as diversas crises que afetaram a economia brasileira.