Pelo terceiro ano consecutivo, Laboratório de Solo da AFCRC recebe nota A no IAC
Análise de solo é o recurso mais importante e confiável para saber o estado nutricional e o grau de fertilidade em que se encontra determinada área; por meio dela, o produtor verifica a necessidade de correção e manutenção do solo
Pelo terceiro ano consecutivo, o Laboratório de solo da Associação dos Fornecedores de Cana da Região de Catanduva recebeu a nota A – nota mais alta no Programa de Ensaio de Proficiência do Instituto Agronômico (IAC), órgão ligado ao governo estadual. Com o reconhecimento obtido, o laboratório da AFCRC segue como referência na região tanto no setor público quanto no privado.
A análise do solo permite não apenas orientar as práticas de adubação e calagem, mas também monitorar a disponibilidade de nutrientes ou a presença de elementos tóxicos em excesso, que possam causar danos às plantas e ao ambiente.
A avaliação feita pelo IAC é uma forma de comprovar que as análises realizadas nos laboratórios são confiáveis e que irão, de fato, trazer benefícios para os produtores rurais.
De acordo com Marcelo Colla, gerente da associação, os fornecedores de cana-de-açúcar associados recebem um diagnóstico completo de como encontra-se a área a ser cultivada, com foco na economia de insumos e com a possibilidade de escolha da variedade correta para o ambiente de produção, elevando também o nível produtivo.
“O laboratório vem mantendo a nota A em macronutrientes (nitrogênio, fósforo, potássio), micronutrientes ( zinco, boro, manganês, molibdênio, enxofre, ferro e cobre) e granulometria (parte física do solo: areia, argila silte)”, afirma.
De acordo com o IAC, para concorrer aos “selos de qualidade” do Programa, os laboratórios devem efetuar todas as determinações do conjunto analítico dos quais planejam participar, além de analisar um número mínimo de 16 amostras durante o ano, correspondente a 80% das amostras distribuídas.
O laboratório de solo da AFRC faz parte dos 8% de laboratórios de associações ou cooperativas analisados pelo IAC. A maior fatia dos participantes do programa são laboratórios independentes (49%).
Instalado há mais de 30 anos em Catanduva, o laboratório é mais um serviço da associação aos produtores de cana-de-açúcar da região.
Departamento técnico
O laboratório de solo está inserido na estrutura do Departamento Técnico da associação.
No setor, os fornecedores de cana possuem assistência agronômica com profissionais experientes e qualificados nas áreas de engenharia agronômica e técnicos, que auxiliam desde a fase inicial de projeto de implantação, coleta de solo para análise, preparo de plantio e colheita, orientações técnicas – como indicações de defensivos agrícolas, fertilizantes e correção de solo, indicação de variedades e regulagem de implementos. O departamento também auxilia na coleta de cana para análise pré-corte e verificação do pico de maturação da cana. Promove reuniões técnicas com os fornecedores e oferece orientações de segurança no trabalho para as frentes de preparo, plantio e colheita da cana.
Leia também:
1º Encontro de Lideranças e Produtores de Cana destaca protagonismo da região de Catanduva no cenário canavieiro nacional
AFCRC recebe membros da Arcos para reiterar parceria em prol de causas comunitárias