Início » Governo de São Paulo atende reinvindicação do setor sucroenergético e regulariza emissão de autorizações especiais de trânsito
Publicação: 31 de outubro de 2023

Governo de São Paulo atende reinvindicação do setor sucroenergético e regulariza emissão de autorizações especiais de trânsito



O governo de São Paulo atendeu reinvindicação do setor sucroenergético e regularizou a emissão de autorizações especiais de trânsito (AET) para o transporte de cana-de-açúcar em composições veiculares de carga de até 91 toneladas.

A portaria publicada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) foi comemorada pela Associação dos Fornecedores de Cana de Catanduva (AFCRC) que já havia ido até as secretarias estaduais reforçar o pedido para a regularização.

De acordo com Marcelo Colla, gerente da AFCRC, no início do ano, diferentes demandas do setor sucroenergético foram encaminhadas para a secretária  de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Governo de São Paulo, Nathalia Resende. “Felizmente, o governo do estado reconheceu essa nossa reivindicação que otimizará o transporte e dará mais eficiência ao setor”, afirmou Colla.

“Notícia muito importante para o setor sucroenergético do Estado de São Paulo. Uma determinação do governador Tarcísio de Freitas que o corpo técnico do DER atendeu com excelência. Vai gerar emprego, diminuir custo, aumentar a eficiência e aquecer a economia do estado”, afirmou o secretário de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai.

A portaria atende a uma regulamentação federal, tratada em Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN). Para colocar em prática a medida, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento vai promover uma capacitação para usinas e produtores, em parceria com o DER e a União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica).

Além da otimização do transporte da cana-de-açúcar, a regulamentação do transporte do insumo em comboios de até 91 toneladas atende aos mais rígidos critérios de segurança veicular, estrutural e de tráfego.

Leia também:

Associação dos Fornecedores de Cana da Região de Catanduva
© 2024 Todos os direitos reservados.